quinta-feira, 31 de março de 2011

A influência da televisão na vida das pessoas

TV é o veículo de comunicação social mais acessível, mais presente, assumindo um importante papel na vida cotidiana.
A televisão tem alargado a sua influência sendo evidente que, em quase todas as partes do mundo, a televisão se tornou parte integrante da vida cotidiana de todos, coisa que nenhuma outra instituição cultural foi capaz de, no decorrer da sua evolução e generalização atuar dentro da família, durante muitas horas por todos os dias, a televisão tornou-se um membro permanente na vida familiar.  Complementa essa idéia colocando que o acesso aos meios de comunicação (principalmente a TV) cresceu tanto e com tanta força que, pode-se dizer, divide largo espaço, na formação dos sujeitos, com a família e a escola. As mensagens, tão ideologicamente montadas pela mídia e veiculadas através da comunicação social, tomam o corpo social, configurando, assim, um processo de alienação, freqüentemente, encontramos pessoas que estão bem informadas sobre “a guerra no Iraque”, mas desconhecem fatos de relevância que ocorreram em seus bairros ou cidades.
- Poder da informação
Os meios de comunicação de massa tendem a atrelar toda realização humana ao dinheiro e ao status.O ser humano, sendo um ser relacional, sente necessidade de comunicar-se, de receber e enviar mensagens, sendo que as mensagens captadas pelo sujeito interferem na sua conduta. Os meios de comunicação que detêm poderes de manipulação e alienação das massas sugerem produtos e maneiras de agir, tanto de forma direta como indireta.
- As pessoas comentam que os programas de TV e as novelas chegam a mudar hábitos e a alterar a comunicação entre os membros da família. Porque coloca que qualquer objeto (inclusive as roupas) que se conecte ao corpo passa a incorporar-se a ele. Qualquer roupa vestida torna-se parte da imagem corporal, ou seja, a mulher ao vestir uma roupa escolhe, mesmo que inconsciente, a postura a qual estará usando.
As roupas dão a ilusão de um poder mágico de supremacia e liberdade de expressão, com isso as utiliza como máscaras plásticas maleáveis capazes de modificar a imagem corporal. Bens simbólicos são consumidos principalmente através dos meios de comunicação de massa, tudo é fabricado em série e montado na base de algumas receitas de êxito rápido. Os processos psicológicos envolvidos são, em geral, os de apelo imediato inibindo a elaboração de pensamento crítico o ideal de ser e de viver, são os modelos inalcançáveis, distantes, que ganham destaque e importância, provocando um constante desenraizamento do sujeito. A necessidade de uma constante atualização corpórea transforma o corpo em objeto de desejo.

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